Perguntas frequentes

1- ENADE

 

1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade?

  • Lei n¬ļ. 10.861, de 14 de abril de 2004: cria√ß√£o do Sistema Nacional de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior (Sinaes)
  • Portaria Normativa n¬ļ. 08, de 26 de abril de 2017 (Regulamenta o Enade 2017)
  • Portaria Normativa n¬ļ. 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010)

 

1.2. O Enade é obrigatório?

Conforme disposi√ß√£o do art. 5¬ļ, ¬ß 5¬ļ, da lei n¬ļ. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigat√≥rio, sendo inscrita no hist√≥rico escolar do estudante somente a situa√ß√£o regular com rela√ß√£o a essa obriga√ß√£o. O estudante selecionado que n√£o comparecer ao Exame estar√° em situa√ß√£o irregular junto ao Enade.¬†

 

1.3. Qual o objetivo do Enade? 

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com rela√ß√£o aos conte√ļdos program√°ticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de gradua√ß√£o, bem como avalia-los no que diz respeito ao desenvolvimento de compet√™ncias e habilidades necess√°rias ao aprofundamento da forma√ß√£o geral e profissional, e ao seu n√≠vel de atualiza√ß√£o com rela√ß√£o √† realidade brasileira e mundial. Todo esse processo acaba por integrar ¬†o Sinaes √† ¬†avalia√ß√£o institucional e √† avalia√ß√£o dos cursos de gradua√ß√£o.

 

1.4. Quais os instrumentos b√°sicos do Enade?

  • A prova.
  • O question√°rio de impress√Ķes dos estudantes sobre a prova.
  • O question√°rio do estudante.
  • O question√°rio do coordenador(a) do curso.¬†

 

1.5. Quais as √°reas que ser√£o avaliadas no Enade 2017?

Conforme a Portaria Normativa n¬ļ. 08, de 26 de abril de 2017, ser√£o avaliados pelo Enade 2017 os cursos que conferem diploma de:

I - bacharel nas √°reas de:

a) Arquitetura e Urbanismo;
b) Engenharia Ambiental;
c) Engenharia Civil;
d) Engenharia de Alimentos;
e) Engenharia de Computação;
f) Engenharia de Controle e Automação;
g) Engenharia de Produção;
h) Engenharia Elétrica;
i) Engenharia Florestal;
j) Engenharia Mec√Ęnica;
k) Engenharia Química;
l) Engenharia; e
m) Sistema de Informação.

II - bacharel ou licenciatura nas √°reas de:

a) Ciência da Computação;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Filosofia;
e) Física;
f) Geografia;
g) História;
h) Letras - Português;
i) Matem√°tica; e
j) Química.

III - licenciatura nas √°reas de:

a) Artes Visuais;
b) Educação Física;
c) Letras - Português e Espanhol;
d) Letras - Português e Inglês;
e) Letras - Inglês;
f) M√ļsica; e
g) Pedagogia.
IV - tecnólogo nas áreas de:
a) An√°lise e Desenvolvimento de Sistemas;
b) Gestão da Produção Industrial;
c) Redes de Computadores; e
d) Gestão da Tecnologia da Informação.

Par√°grafo √ļnico. Todos os cursos de Engenharia que n√£o se enquadram nas √°reas discriminadas nas al√≠neas "b" a "l" do inciso I deste artigo devem ser enquadrados na √°rea Engenharia, discriminada na al√≠nea "l".

1.6. Quando ser√° realizado o Enade 2017?

O Enade 2017 ser√° aplicado no dia 26 de novembro de 2017, com in√≠cio √†s 13h30min (treze horas) do hor√°rio oficial de Bras√≠lia (DF), e ter√° a dura√ß√£o de 4 (quatro) horas. N√£o ser√° permitida a entrada no local da prova ap√≥s esse hor√°rio. Os estudantes que participar√£o da prova dever√£o apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presen√ßa e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identifica√ß√£o (com fotografia), e caneta esferogr√°fica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as quest√Ķes objetivas quanto as discursivas. A participa√ß√£o no Enade 2017 ser√° atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presen√ßa de sala e no cart√£o de respostas √†s quest√Ķes objetivas da prova.

 

1.7. Manual do Enade e Manual do estudante 2017

Em breve.

 

1.8. Quando ser√° realizado o Enade 2017?

O Enade 2017 ser√° aplicado no dia 26 de novembro de 2017, com in√≠cio √†s 13h30min (treze horas) do hor√°rio oficial de Bras√≠lia (DF), e ter√° a dura√ß√£o de 4 (quatro) horas. N√£o ser√° permitida a entrada no local da prova ap√≥s esse hor√°rio. Os estudantes que participar√£o da prova dever√£o apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presen√ßa e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identifica√ß√£o (com fotografia), e caneta esferogr√°fica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as quest√Ķes objetivas quanto as discursivas. A participa√ß√£o no Enade 2016 ser√° atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presen√ßa de sala e no cart√£o de respostas √†s quest√Ķes objetivas da prova.

 

2. Estudantes

2.1. Quais os estudantes habilitados ao Enade 2017?

II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclus√£o do curso at√© julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga hor√°ria m√≠nima do curr√≠culo do curso da IES at√© o final das inscri√ß√Ķes do Enade 2017; e III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclus√£o do curso at√© dezembro de 2017 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento
ou mais da carga hor√°ria m√≠nima do curr√≠culo do curso da IES at√© o final das inscri√ß√Ķes do Enade 2017.

2.2. O que se entende por "Ingressantes"?

Aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2017, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga hor√°ria m√≠nima do curr√≠culo do curso cumprida at√© o final das inscri√ß√Ķes do Enade 2017;

2.3. O que se entende por "Concluintes"?

  • II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclus√£o do curso at√© julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga hor√°ria m√≠nima do curr√≠culo do curso da IES at√© o final das inscri√ß√Ķes do Enade 2017; e
  • III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclus√£o do curso at√© dezembro de 2017 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga hor√°ria m√≠nima do curr√≠culo do curso da IES at√© o final das inscri√ß√Ķes do Enade 2017.

 

2.4. O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?

Sim. A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.

 

2.5 Como deve proceder o estudante selecionado em mais de um curso?

O estudante poder√°, eventualmente, acumular a dupla situa√ß√£o de concluinte em mais de um curso de gradua√ß√£o a ser avaliado pelo Enade 2017. Nessa situa√ß√£o, dever√° optar por uma das provas e comparecer ao local determinado no respectivo Cart√£o de Informa√ß√£o do Estudante. Destaca-se que a situa√ß√£o de dupla gradua√ß√£o √© reconhecida apenas quando verificada a dupla frequ√™ncia a cursos avaliados pelo Enade 2016. Os estudantes em situa√ß√£o de dupla gradua√ß√£o, acumulando caracteriza√ß√£o como ingressante e concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2017, n√£o poder√£o optar por uma das avalia√ß√Ķes, haja vista a dispensa da participa√ß√£o na prova na condi√ß√£o de ingressante, conforme Portaria Normativa n¬ļ. 05/2016. Nesse caso, a obriga√ß√£o est√° restrita √† situa√ß√£o de concluinte e, por essa raz√£o, √© descabida a op√ß√£o por uma das provas.

O Inep, após a aplicação de provas e processamento da participação do estudante, registrará a situação de dupla graduação (na situação de concluinte de cursos avaliados pelo Enade 2017) para o estudante, a partir da verificação de presença a uma das provas, conferindo situação de dispensa para o curso em que o estudante não tenha participado da prova na mesma condição de concluinte habilitado ao Enade 2017. A informação estará disponível por meio do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade.

 

2.6 Qual a situação do estudante concluinte, habilitado ao Enade, que não realizar a prova?

O estudante concluinte habilitado ao Enade 2017 que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

 

2.7 Quais os estudantes dispensados do Enade 2017?

Em breve mais informa√ß√Ķes.

 

2.8 O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

O Inep disponibilizar√° o Question√°rio do Estudante, de preenchimento obrigat√≥rio, nos termos do ¬ß 1¬ļ do artigo 33-J da Portaria Normativa n¬ļ. 40, de 2007, em sua atual reda√ß√£o, exclusivamente por meio do endere√ßo eletr√īnico http://portal.inep.gov.br. A consulta individual ao local de prova e impress√£o do Cart√£o de Informa√ß√£o do Estudante ser√° obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Question√°rio do Estudante.

 

2.9 Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, dispon√≠vel emhttp://portal.inep.gov.br ‚Äď Educa√ß√£o Superior ‚Äď Enade ‚Äď Boletim de Desempenho. Observe, nesse caso, as orienta√ß√Ķes para Gerar Senha e preencha as informa√ß√Ķes solicitadas. Importante lembrar que as informa√ß√Ķes prestadas devem estar de acordo com os dados fornecidos por sua institui√ß√£o de educa√ß√£o superior ‚Äď IES no momento de sua inscri√ß√£o no Enade (inclusive sem acentua√ß√£o gr√°fica). Caso o sistema esteja apresentando inconsist√™ncia em rela√ß√£o aos dados informados, entre em contato com sua IES para esclarecimentos acerca das informa√ß√Ķes cadastradas em seu nome. Ap√≥s gerar senha √© poss√≠vel acessar o Boletim de Desempenho no mesmo endere√ßo eletr√īnico.

Lembramos que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.